Multas na APR Madrid Central

Saiba quais são as mudanças no código de circulação de Madrid Central e descubra cómo circular e estacionar na zona sem necessidade da etiqueta ambiental obrigatória até 2020.
31 de janeiro de 2019
Veja como evitar multas na zona de Madrid Central
Veja como evitar multas na zona de Madrid Central

Evite multas: Saiba tudo sobre APR Madrid Central

A área de propriedade residencial APR Madrid Central é uma área de baixas emissões de CO2 que restringe o acesso a veículos sem selo de proteção ambiental. Se pretende circular pelo centro de Madrid nos próximos dias, precisa saber o que mudou no código de circulação vigente para evitar multas no país vizinho.

Como evitar as multas da APR Madrid Central?

Madrid Central não vai sancionar os condutores infratores até finalizada a etapa de testes, embora a campanha de informação no trânsito já tenha começado a educar desde janeiro, a prefeitura da capital decidiu testar as novas normativas durante dois meses antes de começar a arrecadar com elas.

As multas por incumprimento da regulamentação de APR Madrid Central terão início em 1 de março de 2019. Por enquanto, como advertência, as notificações começarão a chegar desde o dia 21 de janeiro, mas sem multa. Saiba que todas as coimas recebidas por estrangeiros devem ser pagas no momento da autuação, a menos que você possa indicar uma pessoa ou empresa para servir como garantia à liquidação de tal infração.

115 câmaras que te multam se entrares em Madrid Central sem autorização

São 60 câmaras localizadas nas entradas da Madrid Central - a zona de 472 hectares que limita a circulação no centro da capital - e outras 55 colocadas nas saídas verificarão o cumprimento do código da circulação imposto a esta zona restrita.

Graças a estas 115 câmaras, que começaram a funcionar em janeiro de 2019, o controlo de acessos pode agora ser feito por telemática. A Câmara Municipal analisa em tempo real as matrículas dos veículos que circulam em Madrid Central para saber se estão autorizados.

Quais são os requisitos de acesso a APR de Madrid Central?

  • Ter um selo ambiental: Os veículos com etiquetas ECO e ZERO podem circular livremente e os que tiverem selo ambiental B e C poderão aceder à zona central de Madrid se estacionarem num parque de estacionamento público ou numa garagem privada.
  • Ser um residente: Os residentes da zona de Madrid Central têm direito de livre circulação e recebem 20 convites mensais para visitantes.
  • Ser um convidado: Nós também podemos entrar de automóvel ou motocicleta como "convidado" com um máximo de 20 vezes por mês, embora se o veículo não possuir selo ambiental, seu ingresso será restringido a partir de 2020 mesmo dispondo de convite.
  • Ter uma reserva de estacionamento: A melhor maneira de entrar na APR de Madrid Central é com uma reserva de estacionamento. Tome alguns minutos do seu tempo para planejar a sua estadia em Madrid e evite pagar estacionamento mais caro por hora.
  • Outros: Pessoas com mobilidade reduzida, serviços essenciais, serviços profissionais, bicis, mudanças, proprietários não residentes, taxis e veículos de transporte público, recolha de estudantes, trabalhadores noturnos e hóspedes de hotéis.

Valor da multa em Madrid Central

O incumprimento de qualquer dos requisitos previstos no decreto implicará a aplicação de uma multa por infração leve, como as aplicadas nas outras APR (Área Prioritária Residencial): 90 €, que se reduzem a 45 € se fizer o pagamento antecipado.

Parques de estacionamento em Madrid Central

Espero que estas informações possam seguir de guía para sua visita ao centro de Madrid e que evite gastos desnecessários e problemas com a legislação de trânsito local. Segue uma lista de parques de estacionamento dentro da APR Madrid Central que darão-lhe acesso a esta zona sem problema algum:

Veja todos os parques no mapa

Após realizar a reserva em algum dos parques mencionados não precisa fazer mais nada, o próprio estacionamento é quem se encarrega de gerir a sua visita a zona de Madrid Central e qualquer multa que for aplicada no período da reserva, com margem de 15 minutos antes e depois, será anulada.