Onde estacionar grátis em Lisboa?

Estacionar grátis em Lisboa pode parecer impossível, mas vamos te ajudar a encontrar as melhores oportunidades para deixar o carro no parking público e privado.
13 de novembro de 2018
Estacionar grátis em Lisboa
Estacionar grátis em Lisboa

Segundo o Automóvel Clube de Portugal (ACP), existem quatro veículos para cada vaga de estacionamento em Lisboa, motivo pelo qual viajar a Lisboa de carro pode parecer muito tentador, mas pode se converter num verdadeiro pesadelo se você precisa estacionar no centro histórico ou nas zonas turísticas.

Existem três zonas de parking público em Lisboa, são a zona verde: que é a mais barata e compreende alguns bairros fora de Lisboa, os preços variam de 0,25 euros por 15 minutos e 3,80 por 4 horas, que é o tempo máximo de permanência.

Depois temos a zona amarela nas ruas secundárias do centro da cidade, que também permitem um tempo máximo de 4 horas de estacionamento pago. Os preços vão de 0,35 a 4,60 euros.

Finalmente temos a zona vermelha que está formada pelas ruas dos bairros de Chiado, La Baixa, João XX1 e parte de La República. O tempo máximo de permanência em estas zonas é de 2 horas e os preços vão de 0,35 por 15 minutos a 4,80 euros pelo tempo máximo.

Mas existem exceções, os veículos elétricos não pagam para estacionar na zona azul de Lisboa, desde que possuam o distintivo de EMEL. Este distintivo pode ser solicitado online pelo site da EMEL e tem um custo de 12 euros, válido por 12 meses.

Onde estacionar grátis nas ruas de Lisboa?

1. Estacionar em Belém

Este bairro conta com uma extensa área de estacionamento gratuito, com exceção da rua onde se encontra a loja de Pastéis de Belém, próximo aos Jardins. O resto das zonas de Belém como no Restelo e a Rua da Junqueira não estão sujeitas a pagamento, sendo uma boa opção de estacionamento gratuito.

2. Estacionar em Alto do Moinho e Laranjeiras

Uma parte deste bairro tem estacionamento pago, desde o Externato dos Maristas até a Loja do Cidadão. O resto da área está livre de parquímetros, mas devemos tomar cuidado nos dias de jogo no Estádio da Luz, pois podemos encontrar dificuldades para estacionar grátis.

3. Estacionar em Benfica

É um pouco longe do centro da cidade, mas ainda perto de muitos pontos de transporte público, toda a zona de Benfica tem estacionamento gratuito, quase desde a Agência Lusa, passando perto do Centro Comercial Fonte Nova, até a igreja ou as Portas de Benfica. Geralmente se encontra onde estacionar grátis de primeira, mas temos que levar em consideração que este é um bairro residencial e também estão localizadas aqui muitas empresas. O maior problema é quando acontece jogo do Benfica, nesse caso o parking grátis é impossível.

4. Estacionar em Santos / Lapa / Madragoa

Podemos encontrar estacionamento gratuito próximo do ISEG, perto do Jardim de S. Bento até a Assembleia, onde já se paga. Em Santos o estacionamento começa próximo do Largo de Santos. A rua da Lapa também se paga, porém, em ruas próximas como rua Remédios e rua do Meio ainda se livram do parquímetro. Esta é uma zona onde se encontram vagas de estacionamento na rua com um pouco de sorte.

5. Estacionar em Penha de França

A zona de Penha de França é um pouco mais próxima do centro, mas ainda pode encontrar um pedacinho de estacionamento grátis. A zona livre de parquímetro começa na Praça Paiva Couceiro, passa pelo Cemitério de Alto de São João e pela Avenida General Roçadas, até a zona de Graça.

6. Estacionar em Alcântara

Mais próximo do rio, toda a zona de Alcântara dispõe de zonas de estacionamento gratuito. Durante o horário comercial pode ser um pouco mais difícil encontrar vagas devido a esta região também acolher muitas empresas, principalmente próximo do LX Factory. Mas subindo em direção ao Instituto Superior de Agronomia, fica mais fácil conseguir uma vaga de estacionamento livre de cobrança na rua.

7. Estacionar em Graça / S. Vicente de Fora

Existem muitos lugares de estacionamento grátis para visitantes de *Graça e São Vicente de Fora, apesar de que existem também muitos lugares reservados para os residentes. Destaque especial para zona de Santa Clara, onde ocorre a Fera da Ladra** todas as terças e sábados, nestes dias você só encontrará algum buraco se chegar bem cedo. É uma excelente alternativa para quem deseja deixar o carro próximo a uma das zonas históricas de Lisboa, ou simplesmente pegar um transporte público para outra zona central.

8. Estacionar em Visconde de Santarém / Largo do Leão

Próximo ao Arco do Cego, área que geralmente está lotada, para conseguir lugar precisa chegar cedo. É uma zona muito disputada, porém, a rua Visconde de Santarém e o Largo do Leão são zonas onde o EMEL não chegou ainda.

9. Estacionar em Telheiras

Esta é uma zona tranquila, residencial e com muitas famílias, perto da 2º Circular do Eixo Norte Sul e da *Avenida Padre Cruz, é possível deixar o carro de forma gratuita e sem ter que procurar muito. Atenção para os dias de jogo de futebol nas ruas próximas ao Estádio de Alvalade ou da Escola Alemã** em horário comercial.

Pegar o bondinho em Lisboa

O bondinho é uma excelente opção para descobrir as principais atrações da capital portuguesa, além de se tratar de atração típica a se fazer em Lisboa, passa por todas partes e se atreve inclusive nas ruas mais empinadas. É sem dúvida uma alternativa para quem vai a turismo e não quer se preocupar com o estacionamento em cada passeio que realiza.

Em Lisboa, meu conselho é: Pense no estacionamento privado não como um problema, mas como uma solução.